o-que-e-aspiracao-central-residencial

O que é a aspiração central residencial?

Todos nós gostamos de ter a casa limpa e arrumada, desta forma, o sistema de aspiração central proporciona um ambiente mais limpo e equilibrado. A aspiração central residencial consiste num sistema de limpeza do ambiente da sua casa, permitindo melhorar o ar que respira. Assim, trata-se de um sistema embutido, com os tubos passando pelas paredes internas da casa e conectados a um sistema central de aspiração.

Tomadas fixas nas paredes das habitações compõem o sistema. Nestas colocam-se mangueiras que permitem aspirar todo o tipo de sujidade, enviando-o para uma central de aspiração situada num local à parte. A aspiração central funciona através de unidades motorizadas que permitem criar a sucção.
Para remover a sujidade da habitação por sucção, é necessário contar com um motor e um depósito para onde o lixo é direcionado. Geralmente, esses componentes estão localizados longe das principais áreas comuns.
Este sistema fica instalado num local fixo, contendo pontos de sucção espalhados pela casa, sendo estrategicamente posicionados.

Existem algumas questões que o utilizador tem de ter em conta.

Uma delas é o espaço destinado à instalação da central de aspiração. Assim, para o utilizador é necessário ter em conta as dimensões da habitação, pois existem vários modelos no mercado de aspiradores centrais, sendo uns mais potentes que outros. Dessa forma, é importante considerar as dimensões a serem aspiradas antes de adquirir um sistema de aspiração central.

Além disso, a aspiração central pode ser utilizada sempre que necessário. Basta conectar uma mangueira a uma das tomadas de aspiração e ligar o sistema.

Quais as principais vantagens do sistema de aspiração central?

  • A aspiração central proporciona um sistema de limpeza silencioso, higiênico e fácil de usar, que pode ser instalado na sua casa de maneira simples e rápida.
  • É um sistema moderno e tecnologicamente evoluído, sendo que este permite transportar o pó, lixo, cotão e outros tipos de resíduos através de tubagens de PVC. Estes vão de encontro à central de aspiração colocado no exterior, retirando desta forma o ruído e mau cheiros provocados pelos aspiradores tradicionais.
  • Os aspiradores tradicionais libertam ar dentro das casas, levantando o pó ao mesmo tempo que aspiramos, por outro lado, com um sistema de aspiração central isso já não acontece.
  • Este sistema auxilia na limpeza de uma forma mais saudável e prática, permitindo acabar com o pó, ácaros, pólen, pelos de animais, entre outros. 
  • São mais silenciosos que um aspirador convencional, pois o motor de aspiração encontra-se fora da habitação.
  • Existe uma significativa melhora na qualidade do ar e na aspiração dos imoveis, pois ao ser mais prático, rápido e confortável, o utilizador não necessita de andar com o aspirador atrás de si.
  • A potência de um aspirador central e as suas mangueiras são superiores à de um aspirador tradicional, fazendo com que a aspiração se torne rápida, eficaz e alcance todos os locais da sua habitação.

Assim, analisando um aspirador convencional com a aspiração central residencial, podemos denotar que as vantagens são várias. Em termos de facilidade, gestão, limpeza, ambiente, o sistema de aspiração central residencial pode ser o próximo passo a tomar. 

Deixe um comentário