Precauções com uma máquina de Aspiração central

A central de aspiração destina-se a uso doméstico, servindo para aspirar exclusivamente pó e corpos sólidos de reduzidas dimensões. Não deve ser usada para aspirar materiais quentes ou líquidos, tecidos e outros que possam obstruir a tubagem ou causar danos nas centrais de aspiração, como por exemplo água, gesso, cimento, cascalho, cinzas, etc.

  • Desligar a alimentação antes de qualquer intervenção na central ou nos períodos de inatividade longos.
  • A central deve ser instalada apenas por pessoal qualificado, técnico ou instalador num local onde exista ligação à tubagem de aspiração central.
  • A central de aspiração deve ser instalada em local protegido contra intempéries, humidade ou variações de temperatura e em local com boa ventilação. As suas saídas e entradas de ar não devem ser obstruídas.
  • Este aparelho pode ser utilizado por crianças de 8 anos ou mais e por pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência ou conhecimento, se tiverem tido formação ou instrução em relação à utilização do aparelho de forma segura e compreenderem os perigos envolvidos
  • As crianças não devem brincar com o aparelho.
  • A limpeza e a manutenção não deve ser efetuada pelas crianças sem supervisão
  • O cabo de alimentação fornecido para ligar a central à eletricidade, deve ser ligado na central pela ficha IEC e a uma tomada elétrica com contacto de terra. Se o cabo de alimentação estiver danificado, deve ser substituído pelo fabricante, serviço pós-venda ou por pessoas com qualificações similares a fim de evitar um perigo.

O Kit ON/OFF e o Kit Standard têm a mesma função, a diferença entre eles é em relação à comodidade que cada um deles trás ao utilizador. No Kit Standard se desejar por algum motivo suspender a aspiração da sua casa, hotel, café, etc. é necessário retirar a mangueira da tomada para desligar o sistema de aspiração central. No entanto, se utilizar um Kit ON/OFF pode apenas desligar no punho, no respetivo botão para o efeito, a qualquer momento e depois retomar a aspiração do local.

O glutão ou pá automática é um mecanismo de limpeza que integra o sistema de aspiração central. Costuma ser instalado em cozinhas e áreas de serviço, assim, quando o ambiente é varrido, ao invés de pegar os resíduos com uma pá, pode acioná-lo com o próprio pé e deixar que a sujidade seja absorvida para a central de aspiração.

A Aspiração central é a forma conveniente para limpeza da sua casa sem ter que carregar um aspirador pesado pela casa. Existem várias vantagens de utilizar um sistema central.

Cómodo

Simplesmente, conectando a mangueira numa das tomadas de aspiração, está pronto para aspirar.

Silencioso

A central de aspiração de baixo nível sonoro, ao localizar-se fora da área habitacional evita desta forma o aborrecido ruído que os aspiradores convencionais produzem.

Limpo

Elimina as partículas de pó e germes que circulam no ar. O pó e a sujidade são transportados através da rede de tubagem até a central de aspiração, que está localizada fora da área habitacional.

Valor

Uma instalação prática e económica para a limpeza diária originando uma melhor qualidade de vida, apresentando-se também como um elemento claramente diferenciador para a qualidade da sua moradia, sendo aconselhado cada vez mais por Promotores imobiliários, Construtores, Arquiteto, etc., sendo um excelente incentivo para a venda.

As unidades de aspiração centralizada são ideais quando existem animais no lar. O pelo dos animais contém lanolina, o que causa um odor desagradável quando aquecidos num aspirador tradicional. A aspiração centralizada resolve este problema. Os odores são eliminados uma vez que os pelos de cães e gatos são recolhidos eficientemente. O ar é filtrado e ventilado para o exterior. O resultado é um melhor ambiente para os donos de animais. A limpeza do ar também ajuda a reduzir sintomas de alergias e, consequentemente é melhorada a qualidade de vida.

A instalação de uma Máquina de aspiração Central não necessita de conhecimentos técnicos, mesmo em casas já construídas.

Qualquer pessoa pode ter uma unidade de aspiração centralizada na sua casa, e não é necessário nenhum conhecimento técnico para fazê-lo.

Existem diversas opções para instalação deste tipo de sistemas, dependendo da configuração da sua casa. As entradas ficam discretamente localizadas. O depósito central pode ser utilizado com ou sem saco de pó. O pó entra no depósito a alta velocidade para que as partículas fiquem comprimidas e não possam sair de novo. O filtro na aspiração centralizada tem uma superfície de filtração muito grande que assegura um perfeito fluxo de ar.

Localização da unidade de aspiração

A unidade de aspiração pode ser instalada em qualquer lugar da sua casa, apenas tem de aceder a estas unidades algumas vezes por ano para esvaziar o depósito.

Idealmente as unidades devem ser colocadas fora de zonas de estar como por exemplo na garagem, sótão ou na cave.

Sistema de tubos

Uma instalação oculta e discreta é sempre possível, já que os tubos necessários para uma unidade central de aspiração podem ser instalados em diversos locais da casa: Sótão; Grandes armários; Cozinha; Cave.

Ligação do sistema

Todos os tubos são montados de forma rápida e eficaz utilizando uma cola especial, que os sela forte e hermeticamente, quase como se tivessem sido soldados. Os parafusos apenas precisam de ser utilizados nas entradas. Comece por instalar a unidade de aspiração central.

Para funcionar a central tem que estar ligada ao sistema de aspiração central e ligada à eletricidade.

A central entra em funcionamento quando é ligada uma mangueira STANDARD ao sistema de aspiração central ou quando ativada a função ON numa mangueira ON/OFF.

É necessário ter em conta que a ligação do terminal das mangueiras ON/OFF às tomadas deve ser feito sempre na mesma posição.

Em alguns modelos a central pode variar a potência do motor consoante a definição de intensidade no punho da mangueira.

A sua central de aspiração deve ter uma verificação periódica ao nível do sistema de filtragem. Deve ser feita mensalmente ou sempre que notar perda de poder de sucção.

Manutenção do saco

Saco coletor de pó (Quando aplicável) - Deve ser verificado mensalmente. Caso se encontre cheio, deve ser substituído por um novo. Deve substituí-lo sempre que se apresente em mau estado ou danificado.

Manutenção do filtro

O Filtro HEPA, o mais avançado no mercado, é feito em poliéster lavável antibacteriano. Deve ser verificado frequentemente conforme a intensidade da utilização. Para uma utilização média o aconselhável será verificar no espaço de um mês. Caso se encontre muito sujo pode ser removido por desaperto do parafuso de segurança e lavado com água da torneira.

Deverá estar bem seco quando for recolocado na máquina.

Adaptador de Saco e Saco coletor de pó (Quando aplicável): Deve ser verificado mensalmente.

Caso o saco se encontre cheio, deve ser substituído por um novo. Substituí-lo sempre que se apresente em mau estado ou danificado. Deve preservar o adaptador de saco para futuras utilizações.